Fase de Ataque – Dieta Dukan

A fase de ataque é a primeira fase da Dieta Dukan. É uma fase curta, mas eficaz, além de ser importante para preparar o seu organismo para a fase cruzeiro. Você vai precisar seguir essa fase à risca, senão não sentirá os efeitos da dieta.

Quantos dias dura essa fase? É um período curto, de até 7 dias. Existem pessoas que fazem por 10 dias, mas nesses casos, apenas com aconselhamento médico! Você pode calcular a duração das suas fases no site oficial, mas pra fazer a dieta por lá, precisa pagar um plano, tá?  (clique aqui) No livro, o doutor Dukan fala em uma média de 5 dias para essa fase, mais ou menos assim:

Para que quer perder menos de 4,5kg: 1 ou 2 dias de ataque deve ser suficiente.

Para quem quer perder menos de 9kg: fase de ataque de 3 ou 4 dias.

Acima de 18 quilos ou quando você já fez várias dietas e seu peso voltou, são indicados de 7 a 10 dias. Lembrando que acima de 7 dias na fase de ataque só é aconselhado com acompanhamento médico!!

De acordo com o livro, esses são os 100 alimentos permitidos nessa fase:

  • Boi: com exceção do entrecosto e da costela;
  • Vitela grelhada;
  • Aves sem pele: com exceção de pato e ganso;
  • Carnes magras: acém, músculo, carne moída com até 10% de gordura, alcatra, etc. Elimine toda gordura visível;
  • Vísceras: fígado e rim de forma limitada (uma vez na semana), pois são ricos em colesterol;
  • Peixes: todos sem exceção;
  • Frutos do mar: todos, mariscos e crustáceos;
  • Presunto magro: frios de baixo teor de gordura e sem pele. Entre 2 e 3% de gordura;
  • Proteínas vegetais: tofu – 8% de gordura no máximo – , seitan e konjac;
  • Líquidos: água, chá, café, refrigerantes de até 1 caloria por lata (não beba mais de 3 latas por dia). É recomendado consumir pelo menos 1,5 litros de água por dia;
  • Complementos: adoçante – máximo 10 colheres por dia. Adoçantes autorizados e indicados: sucralose, também conhecido como Splenda nos Estados Unidos ou E955, Canderel, Hermesetas, xilitol (extrato de bétula), Stevia, Taeq, Tal & Qual (muito bom para o cozimento) e a sacarose Maltitol;
  • Frutoses são proibidas!
  • Laticínios, devem ser magros, ricos em proteína e desprovidos de gordura. A exemplo, leite desnatado, queijo cottage de baixo teor de gordura, queijo fresco, cream cheese, iogurte 0% de sabor natural e requeijão de até 4.5% de gordura. Laticínios com percentual de gordura superior a 7% são considerados tolerados (porção de 30 gramas). Em casos de estagnação do peso, reduzir o consumo. Exemplos: Coalhada Desnatada; Iogurte Desnatado; Iogurte Natural ; Queijo Tipo Cottage; Requeijão 0%;
  • Para temperar: vinagre, especiarias, ervas, cebola (apenas como tempero), alho, conservas (apenas como condimento), limão (não como uma bebida), sal e mostarda apenas moderadamente, pois retém água;
  • É recomendado mastigar chicletes e balas sem açúcar – até 5 por dia;
  • Proteína Isolada de Soja e Fibra de Soja;
  • Gelatina Zero – ½ Pacote por dia;
  • Goji Berry – 1 Colher de sopa por dia;
  • Suco em pó light;

Alimentos permitidos de forma limitada:

  • Ovos: até dois por dia;
  • Farelo/Fibra de trigo: é recomendado o consumo de 1 colher de sopa por dia para pessoas com prisão de ventre. Seu consumo não é obrigatório;
  • Farinha de glúten: máximo 100g por dia, três vezes por semana.

Obrigatório: 

  • Farelo de aveia! Ele vai te acompanhar durante toda a dieta. Nessa primeira fase, a quantidade permitida é de 1 colher e meia de sopa por dia. O doutor Dukan indica o consumo de preferência pela manhã;

Importante:

  • É indicado uma caminhada diária de 20 minutos e trocar o elevador pelas escadas.
  • Antes de começar a Dieta Dukan, é necessário fazer a leitura do livro “Eu não consigo emagrecer” e o cálculo do seu programa de emagrecimento, disponível, gratuitamente, no site oficial. (clique aqui)

Não consuma nenhum alimento que não está nessa lista! Se furar a dieta um dia, terá que começar de novo. Por isso, força e foco!

Uma dica é manter um diário alimentar. Vai ajudar muito a entender o seu corpo e a sua dieta. Com o tempo, você descobre o que funciona bem e começa a fazer adaptações! 😉

 

Receitas da Fase de Ataque aqui!