Fase de Cruzeiro – Dieta Dukan

Essa é a segunda fase da dieta, que você vai começar assim que terminar a fase de ataque. Durante essa fase você vai chegar ao seu peso ideal, mas com uma perda de peso mais lenta, em torno de 1 quilo por semana.

Quantos quilos você vai perder: sua escolha! Você precisa saber o seu peso ideal e se manter nessa fase até chegar nele. Foco e força! 😉

O que muda? A partir de agora são adicionados legumes e verduras na sua alimentação. Você vai alternar o seu cardápio com um dia de proteínas e legumes (PL) e um dia de proteína pura (PP). Nesse dia PP, os vegetais são proibidos. Você vai reparar que após um dia PL o peso tende a subir ligeiramente. Não se preocupe, isso é normal porque quando ingerimos legumes, naturalmente retemos mais líquidos. Depois vem um dia PP e a perda de peso real aparece! O aconselhado é fazer um dia PP e um dia PL, mas algumas pessoas fazem 5 dias de cada.

Como consumir os legumes? Nessa fase da dieta, eles podem ser consumidos crus ou cozidos, em qualquer quantidade e a qualquer hora, desde que você não esteja no dia de proteína pura. Atenção para o seu diário alimentar!

Os legumes podem ser temperados com vinagre, limão, mostarda e iogurte. Vários tipos de salsa estão liberadas.

É importante manter a sua rotina de caminhadas de 20 minutos por dia e trocar o elevador pelas escadas. Sua saúde agradece, seus músculos também! 😉

Alimentos permitidos na fase de cruzeiro:

– Todos da fase de Ataque. Veja aqui!
– Farelo de aveia (obrigatório!): nessa fase a quantidade permitida é de 2 colheres por dia. Prefira consumir pela manhã, até o horário de almoço. Cuidado para não confundir farelo com farinha. Farinha não pode!
– Legumes: podem ser consumidos à vontade, com alguma exceções: os ricos em amido (batata, arroz, milho, todos os tipos de ervilhas, grão de bico, feijão e lentilha) não estão entre os alimentos permitidos;

– Tomate; pepino; rabanete; espinafre; couve; cogumelos; todas as alfaces; acelga; beringela; funcho; courgette; pimentas, abobrinha, abóbora, agrião, aipo, alho-poró, aspargos, berinjela, broto de soja (moyashi), brócolis, cebola, chicória, chuchu, cogumelos/shitaki, couve de bruxelas, couve, couve flor, endívia, erva-doce, espinafre, jiló, nabo.

Permitidos mas com limitações: cercefi, cenouras, alcachofras e beterrabas será limitado a um máximo de 200 gramas uma vez por semana;
– Azeite: a partir dessa fase, é permitido consumir 1 colher de azeite por dia.
– Alimentos tolerados: alimentos que podem ser consumidos com moderação. Na fase de Cruzeiro, é permitido consumir até dois alimentos tolerados diariamente.

Alimentos Tolerados (apenas 2 por dia):

  • Semente de Chia: 1 Colher de sopa por dia, 30 min antes da refeição – almoço, café da manhã ou jantar);
  • Pudim Zero – 1 porção por dia. Ele não é considerado um alimento tolerado, mas caso haja a estagnação do peso é recomendado suspender o consumo;
  • Iogurte com fruta 0% (1 unidade);
  • Iogurte de soja ao natural (1 unidade);
  • Proteína de soja texturizada (30 gramas crua);
  • Farinha de soja ou amido de milho ( 1 colher de sopa – 20 g);
  • Polenguinho Light (1 unidade);
  • Queijo, máx 7% de gordura (30 g);
  • Leite de soja (1 Copo – 150 ml);
  • Actimel Zero (1 unidade);
  • Molho de soja Light (1 colher de chá);
  • Salsicha de frango ou peru, máximo 10% de gordura (100 g);
  • Goji Berries: (1 colher de sopa no ataque, 2 no Cruzeiro e 3 na Consolidação);
  • Vinho no preparo de alimentos, com a panela destampada para evaporar (3 colheres);
  • Creme de leite light – máximo 3% de gordura (1 colher de sopa);
  • Leite condensado diet – até 3% de gordura – (1 colher de sopa);
  • Cacau em pó sem açúcar (1 colher de sopa);
  • Óleo (3 gotas).

Alimentos proibidos:  batatas;  arroz;  milho;  leguminosas;  abacate; favas; feijão; lentilhas; milho; ervilhas em geral; grão-de-bico.

Para temperar os legumes pode usar vinagre, limão, mostarda e iogurte que pode compor vários tipos de salsas que são liberadas.

Laticínios permitidos: Creme de Ricota-Light – Balkis®
Creme de Ricota – Polenghi®
Iogurte Grego Baunilha – Batavo®
Iogurte Grego Kids – morango – Vigor®
Iogurte Líquido lactive batido light – Vigor®
Iogurte Líquido Morango Light – Fazenda Bela Vista®
Iogurte Morango Beauty Yogurt -Vigor®
Iogurte Natural Parcialmente Desnatado – Fazenda Bela Vista®
Iogurte Natural Desnatado – Fazenda Bela Vista®
Iogurte Pacialmente Desnatado – Paulista®
Iogurte Pense Zero Pera (Contém polpa de fruta) – Batavo®
Iogurte Pense Zero Maracujá (Contém polpa de fruta) – Batavo®
Iogurte Pense Zero Mamão – Batavo®
Leite Fermentado com Polpa de Frutas – Corpus Light – Danone ®
Naturis Soja Líquido sabor Ameixa (Contém polpa de fruta) – Batavo®
Naturis Soja Líquido sabor Morango (Contém polpa de fruta) – Batavo®
Polenguinho light – Polenghi®
Queijo Frescal Ultrafiltrado – Polenghi®
Queijo Frescal Ultrafiltrado Light – Danubio®
Ricota Fresca – Tirolez®

Duração: se mantenha nessa fase até atingir o peso desejado!

Receitas da fase de cruzeiro aqui!