Fase de Consolidação – Dieta Dukan

A fase de consolidação é a terceira fase da dieta. Se você chegou até aqui, parabéns! Já está no seu peso certo e agora é só manter a sua garra! Garanto que o mais difícil já passou!

Se você já passou pelas duas primeiras fases que são as mais difíceis, não desista agora que essa fase é tida como a verdadeira reeducação alimentar e considerada a mais fácil da dieta.

A partir de agora você já pode deixar de lado a alternância de dias PL (proteínas + legumes) e dias PP (proteína pura). Vai poder consumir os alimentos de forma integral ou simultaneamente e iremos inserir ao cardápio frutas, queijos, amidos, massas, lentilhas, arroz e batata! Já deu água na boca? Calma! Eles serão reintroduzidos aos poucos, em duas etapas, durante essa fase.

Eu explico: a duração dessa fase vai depender de quantos quilos você perdeu. Você precisa calcular 10 dias nessa etapa por quilo perdido até aqui. Digamos que você perdeu 20 quilos: pra você essa fase vai durar 200 dias, divididos em duas fases de 100 dias cada uma.

Frutas: elas são consideradas saudáveis, mas se consumidas em grandes quantidades elas podem ser nocivas à sua dieta. A partir de agora você poderá comer uma porção de frutas por dia. O que pode: praticamente todas as frutas. Ainda são proibidas: banana, uva, cereja e as frutas secas como avelã, amendôa, pistache ou castanha de caju. Também é importante ficar atento às quantidades. Na primeira metade da fase de consolidação: apenas uma porção de frutas ao dia. Uma pera, uma laranja, uma maçã… Morangos e framboesas pode ser 1 copo. Melancia, 1 fatia. Na segunda metade, duas porções!

Os queijos: também em uma porção por dia na primeira metade dessa fase e duas porções na segunda metade. Você deve evitar os queijos do tipo fermentados. Prefira os chamados queijos de massa “cozida”.

Amidos: uma porção de amido por semana na primeira metade dessa fase e duas porções de amido na segunda metade dessa fase. Para uma melhor organização, coloque esses alimentos nas refeições “de gala”. Entram nessa categoria arroz e batata.

Massas: porções de, no máximo, 220 gramas. Dê preferência ao molho de tomate fresco com cebola e condimentos e evite gorduras.

A refeição de gala: escolha se prefere café da manhã, almoço ou jantar. Por exemplo, no jantar de gala você pode fazer qualquer receita, incluindo a sobremesa e um vinho ou até cerveja (uma!). Mas veja bem, não é pra abusar! Faça uma porção generosa mas não repita o prato, ok? Aqui, poderão entrar as massas, evitando alimentos muito gordurosos. Por isso, um molho de tomate fresco com cebola e condimentos é perfeito.

Na primeira metade dessa fase, você poderá ter uma refeição de gala por semana. Na segunda metade, duas refeições, mas NUNCA em dias seguidos. Atenção, hein?

As carnes: agora você pode adicionar ao seu cardápio lombo de porco e presunto branco.

Não se esqueça de fazer 1 dia de PP (proteína pura) toda semana. Escolha um dia para não esquecer. No livro, o doutor Dukan fala em escolher, por exemplo, toda quinta-feira.

Lembre-se das regras que acompanham todas as fases: – farelo de aveia todos os dias (aqui, já são duas colheres por dia); – caminhada de pelo menos 25 minutos, todos os dias; – beber pelo menos 1,5 litro de água;

No site Dukan tem produtos para seguir essa dieta, lá você encontra bolachas Dukan, prontas pra consumir (ou seja, essas duas colheres de farelo de aveia diários) Nesta fase, pode ser consumidos 8 bolachas/dia. Elas podem ser feitas em casa também.

Quanto aos exercícios, para atenuar a dieta, pode-se aumentar o tempo de exercícios pra 1 hora por dia. Regra básica: menos ingestão de alimentos, mais tempo de exercício = menos peso corporal.

 

Alimentos e receitas permitidas: todos os alimentos do Ataque e do Cruzeiro.

Evite os alimentos denominados “tolerados” eles podem ser consumidos com porções exatas, mas pode ser um vilão na sua dieta, portanto, cuidado! Vigilância!

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